Imposto, e eu com isso?

25 set

Entenda para que serve o imposto e como o cidadão pode fazer valer seu dinheiro investido

Olá galerinha, hoje nós vamos falar sobre o imposto e a nossa relação com essa modalidade de tributo.

Nós brasileiros crescemos ouvindo falar sobre o tal imposto, que historicamente leva uma parcela do nosso suado dinheirinho. Você deve estar pensando: “sim, este é um problema que enfrentarei quando crescer, ou puxa, coitados dos meus pais”. Mas lamento informá-lo: o problema é todinho seu.  Sabe aquela mesada que você ganha todo mês? E aquela parte da mesada que você está guardando para comprar aquela bike irada, ou aquele notebook que acabou de chegar na loja? Pois bem, boa parte do preço que você pagará nele vai parar direto nos cofres do governo.

Você deve estar se perguntando…mas isto é justo? Somos obrigados a pagar isso? O que o governo faz com nosso dinheiro?
A resposta é sim, o imposto é um tributo que é cobrado de forma de forma coercitiva. Coerção significa que as pessoas não têm o direito de escolha: ou pagam ou sofrem as consequências: multas, sanções legais e administrativas. Em alguns países, o não pagamento dos impostos é uma coisa tão séria que pode resultar até mesmo na prisão do indivíduo.

Agora, o que o governo faz com esta parte da nossa riqueza? Deveria ser investido em educação, saneamento, saúde, manutenção das estradas e rodovias (ouvimos muito sobre isto em época de eleição). Mas na prática, sabemos que muitas irregularidades têm escandalizado a política brasileira.

Como cidadãos é nossa obrigação fiscalizar e ter uma participação mais ativa neste cenário político. Infelizmente, o brasileiro tem feito esse papel somente nas urnas, e por vezes, elegendo apenas o candidato ou que compra o seu voto, ou que tem uma propaganda mais persuasiva. É hora de mudar essa realidade. E isso tem que começar pela juventude, que consciente, tem que começar a cobrar seus direitos. Queremos menos impostos e mais dos impostos.

Aqui você confere a porcentagem de impostos em uma série de produtos. Brinque no game Jogo da formiga e veja quando custa o Brasil.

Porcentagem de impostos no Jogo da formiga

Abaixo você confere um vídeo que vai ajudá-lo a conhecer um pouco de onde surgiu essa história de pagamento de tributo.

Por Carine Bergmann

Anúncios

2 Respostas to “Imposto, e eu com isso?”

  1. Carlos P. G. Theris 26/09/2012 às 22:41 #

    Fantástica introdução dos impostos para as crianças e jovens que precisam entender e participar da politica do nosso país. Ótima iniciativa. Parabéns. E obrigado, por que não?

  2. Bruna Alves 28/09/2012 às 12:56 #

    Achei muito bacana as considerações do post! Muita vezes temos dúvidas em relação aos tributos que pagamos! Parabéns pelo blog e conteúdo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: