Por que existe tanta corrupção na política?

24 set

Através de um  leitor do nosso blog, surgiu uma pergunta importante e ao mesmo tempo discutida por muitas pessoas.

Por que existe tanta corrupção na política?

Vamos tentar de uma forma simples e clara explicar.

Vamos lá?!

A causa mais grave da corrupção deve ser buscada na politização partidária das instituições públicas, cujos cargos, em grande parte, são preenchidos por critérios políticos (de amizade, lealdade e de retribuição). Dizemos então que é a política do clientelismo. Essa politização partidária (na Administração Pública) gera:

a) grande vulnerabilidade à corrupção (na medida em que há incerteza em relação às próximas eleições), o que leva o funcionário (passageiro) a ser mais propenso ao suborno (e ao enriquecimento ilícito);

b) a convergência de interesses político-partidários (particulares) entre todos os que tomam decisões que definem as políticas públicas.

Em lugar de um funcionário público independente, que tenha condições de denunciar o que não é correto para o interesse público, o administrador conta ao seu lado com seguidores que não pensam em outra coisa que ganhar as próximas eleições (para manter o poder, o cargo, suas benesses etc.).

Espero ter conseguido sanar a dúvida do nosso leitor e, é claro, esclarecer um pouco mais sobre esse assunto tão desagradável!

Veja mais sobre corrupção no vídeo abaixo da campanha promovida pelo Ministério Público – SC e Tribunal de Contas – SC, em que o público infanto-juvenil é o principal alvo.

Por Ednéia Moraes

Deixe um comentário